Casa Aidar / Panorama Estudio

Casa Aidar  / Panorama Estudio - Mais Imagens+ 19

Tigre, Argentina
  • Arquitetos: Panorama Estudio; Panorama Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Ciarlotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BH maderas, Blanginos, COVAC, Casa de Demolición, Marcelo Soiza, Omar Gallicet, Subzero/Wolf
  • Cálculo Estrutural: IC calculos
  • Construção: Covac S.A.
  • Superfície Do Terreno: 800 m2
  • Arquitetos Encarregadosuitetos Encarregados: Panorama Estudio
  • Cidade: Tigre
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Manuel Ciarlotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência localiza-se em um bairro suburbano da província de Buenos Aires. O lote de esquina representou o duplo desafio de trabalhar a relação interior e exterior, as grandes visuais, e o isolamento da casa, mantendo a privacidade e intimidade desejada pelos proprietários. Dessa forma, surge como premissa a necessidade de gerar um projeto com uma imagem sólida e maciça do exterior, translúcida e aberta no interior.

© Manuel Ciarlotti

A organização da casa prevê um térreo "social" e aberto, e um primeiro pavimento "privado" e compacto. Na parte inferior trabalhou-se de forma fluida e desmaterializada de dentro para fora, buscando expandir os limites do interior e exterior a partir dos fechamentos verticais translúcidos e dos espaços contínuos e flexíveis. Os diversos ambientes que a compõem, tanto internos, quanto externos, comunicam-se entre si, o que conforma um único grande espaço. Assim, busca-se desfazer a hierarquia dos usos tradicionais de uma residência. Uma série de pátios descobertos e semi-cobertos articulam estes espaços internos, protegendo-os não só de lugares de expansão externa, mas também melhorando as condições térmicas de isolamento e ventilação de tais ambientes.

Axonométrica
Axonométrica

O pavimento superior compacto contempla os ambientes mais privados da casa. Os mesmos organizam-se buscando grandes visuais na parte da frente, e aproveitando ao máximo a luz natural. Todos os cômodos contam com ventilação cruzada e circulação de ar em ao menos duas direções. 

© Manuel Ciarlotti

As paredes brancas do exterior, trabalhadas como elementos maciços e sólidos, continuam com a busca por potencializar o reflexo da luz natural em todo perímetro da casa. Uma série de tijolos comuns revogados, fechamentos em madeira e ventilações rompem com a noção de um único fechamento, gerando alterações e texturas que aliviam tal imagem.

© Manuel Ciarlotti

Construtivamente, a casa foi resolvida com estrutura de concreto armado e fechamentos verticais de alvenaria, vidro e madeira. No interior, foram combinados materiais que dão textura e conforto, como pisos de madeira e de concreto, enquanto no exterior trabalhou-se com piso de paralelepípedo de madeira recuperada e pedra.

© Manuel Ciarlotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Aidar / Panorama Estudio" [Casa Aidar / Panorama Estudio] 06 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800753/casa-aidar-panorama-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.